Por Isabela Tavares – colunista
Eu tenho a super sorte de ter uma irmã que é uma dermato INCRÍVEL!
Com um super currículo e experiência de sobra, achei que seria uma ótima trazê-la pro site como colunista!
A partir de hoje, uma vez por mês ela virá aqui dar dicas pra gente aprender a se cuidar ainda mais!
—————
COMO CUIDAR DA SUA PELE NO INVERNO…
Com a chegada do inverno as temperaturas caem e a umidade do ar diminui, fazendo com que nossa pele fique mais seca. Nessa época também costumamos aumentar a temperatura da água do banho, o que acaba contribuindo para remoção da oleosidade natural da pele. Sendo assim, a pele tende a ficar menos hidratada, mais áspera e mais sujeita a ressecamentos intensos com prurido (coceira). Além do risco de desencadear ou agravar algumas doenças, como dermatite atópica e dermatite seborreica.
Aqui vão algumas dicas para ajudar a prevenir o ressecamento e manter sua pele saudável durante toda a estação:
– Tome banhos rápidos e com temperatura morna. EVITE BANHO QUENTE e o uso excessivo de bucha.
– Invista em BONS HIDRATANTES. Não escolha pelo perfume, escolha principalmente aqueles com efeito prolongado.
– O melhor momento para aplicação dos hidratantes é logo após o banho, com a pele ligeiramente úmida, pois isso facilita a penetração do produto. Uma dica prática para quem tem pouco tempo é usar hidratantes “in-shower” que você passa na pele antes da última enxaguada.
– Se seus pés ressecam muito, guarde um tempinho para caprichar na hidratação deles à noite, usando cremes específicos e envolvendo-os em filme plástico ou mesmo calçando uma meia logo após a aplicação do creme, 1 a 2x/semana.
– Não se esqueça de hidratar os lábios. Use umectantes labiais para prevenir as rachaduras e evite passar a língua nos lábios.
– Caso você tenha a pele do rosto oleosa, não descuide da hidratação, mas prefira produtos livres de óleo, específicos para sua pele.
– Beba bastante água, em torno de 2 litros por dia.
– Não deixe de usar FILTRO SOLAR DIARIAMENTE. Lembre-se que a radiação solar (principalmente a UVA) continua firme e forte nessa época. Escolha produtos que também tenham ação hidratante, assim você terá 2 cuidados em um só produto.
– E se você tiver alterações na pele como manchas avermelhadas, descamações ou coceira, procure um dermatologista que poderá dar o diagnóstico e o indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Dra. Isabela Tavares
Dermatologista
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia
——————-
Gostaram? Eu amei!
Se você ficou com alguma dúvida, mande email pra ela no Isabela.dermato@gmail.com!
Sugestões também serão bem vindas!
Categorias: Dermatologia, dicas